terça-feira, 14 de dezembro de 2010

04 Dec 2010 - A cocha perdida e a Anaconda encontrada

Os ruídos da selva durante a noite são novidade para mim , tentava pensar que estava protegida pelas paredes do quarto mas sempre que fechava os olhos para tentar dormir imaginava-me perdida lá no meio . Isto é o que dá ver os documentários da National Geographic em que uns quantos desgraçados ou se perdem na Amazónia ou caem a um rio cheio de hipopotamos ou ficam dias a sobreviver no deserto sem água ou comida até que alguém os resgate . Não é algo agradável de nos lembrarmos quando estamos num sitio destes .



 O despertar para não variar foi às 05h00 , pois às 06h00 iniciavamos o dia mais longo de passeio.



Um trajecto de barco a motor até à margem e começarmos a caminhar em silêncio durante uma hora . Pelo caminho fomos vendo espécies de arvóres que o guia nos ia explicando apaixonadamente o que eram e para que serviam . Eles aqui fazem medicina de tudo , é como ter a farmácia no quintal . Até existem arvores que dão para fazer roupa !


Roupa ... faz-me lembrar que quando aqui cheguei dei conta que quase não tenho roupa lavada para o resto das férias ! E aqui não há lavandaria ! Há que ser prático e lavar umas quantas peças essenciais como cuecas e meias e deixar a secar no quarto . O resto não dá para lavar por isso tive que eleger umas calças para os dias todos. Não ia encher de repelente toda a roupa que levava . Mas não era única nesta situação , os meus amigos também usavam a mesma roupa todos os dias e acho que os mosquitos não se chegavam mas por causa do nosso repelente natural .


Na verdade os mosquitos seguem-nos para todo o lado que vamos e quando observamos os colegas que caminham à nossa frente existe sempre um enxame deles à volta , à procura daquele bocadinho de pele onde não tenhamos passado o repelente para nos picar ! Eles chegam a pousar na pele mas não ferram quem teve cuidado . Mas nunca nunca desistem ! O efeito é um zumbido permanente à nossa volta e todos a enxotá-los ! Mesmo por cima da roupa picam ... ai os gajos !



Depois da primeira caminhada chegamos a um lago e ainda bem que havia tantos homens , era preciso remar mais que uma hora seguida , até atravessar o lago e fazer outra caminhada a pé ! É tão bom ser mulher nestas ocasiões e ainda para mais com uma tendinite no pulso e um problema no ombro que me impede de grandes esforços ! EH EH EH Força rapazes que a donzela aproveita a paisagem ! Fiz de timoneira .... também é um papel importante !








Neste primeiro lago observamos várias aves tipicas : de rapina , necrófagos , papagaios , tucanos e uma mega teia de aranha com a sua tarântula residente ! Esta teia tinha mais de um metro de diâmetro por um metro de profundidade . Era uma meia bola gigante que servia de "condominio fechado" !


Queria perceber de pistas para poder dizer como o guia que animais tinham andado a chafurdar na lama ou a passear pelo mesmo caminho que nós , mas é claro que para mim pegada é pegada ! Sei lá dizer se era dum porco selvagem ou de um tapir ! Mas que eles andavam por ali andavam que os excrementos eram recentes !

Tirando uns quantos macacos que vimos no regresso e um marsupial a descer uma árvore a fugir de nós não tive oportunidade de ver nada de espectacular ! Tirando a Anaconda claro !


Mas antes de chegarmos à Anaconda ainda tivemos muito que suar ! Depois do lago mais uma caminhada até encontrarmos um mirador de 50 metros de altura . Pus-me a olhar de baixo a pensar se subia .... que vertigens ... mas não quis dar parte fraca ! Lá em cima estava-se bem porque corria uma brisa impossivel de sentir quando se está sob um tufo de vegetação .



Finalmente chegamos à cocha perdida ou lago perdido e metemo-nos todos num bote para uma visita de inspecção ! Sempre em absoluto silêncio fomos contornando as margens do lago à procura de bichinhos . Podiam ser caimões , capivaras , porcos selvagens ... qualquer bichinho servia para tirarmos uma foto mas depois de um tempo o que vimos não era propriamente um "bichinho" mas sim uma senhora Anaconda a descansar no meio da vegetação ! O guia assobiou e apontou e num ápice todos estavamos em pé a vê-la . Acho que nunca tive tanto medo na minha vida ... aparentam ser menos perigosas quando as vejo sob a protecção confortável de um vidro no zoo . Além de que o bote abanava por estarmos todos em pé ! Era só um de nós cair para receber um forte abraço da senhora e no fundo ela só nos viria cumprimentar nada mais ! Eu nem fotos consegui tirar porque estava mais preocupada em não perder o equilibrio e ir parar à água ! O corpo dela repousava em ziguezague e devia ser enorme porque a ilhota no meio do lago onde estava não era suficiente para o ser corpanzil todo ! E incomodava-me não lhe ver a cabeça , sabia lá para onde é que ela estava a olhar ? E se era para a minha rica coxinha ali ao alcance de um salto ? O tempo que andamos ali à volta pareceu-me uma eternidade ! Eu já só queria ir-me embora !

De volta a terra o tema de conversa era claro a Anaconda e todos os filmes que já se fizeram, qual seria de nós o que ficaria para o fim como o herói ! Conversa de gajo claro ! Não é mais agradavel falar de manicure do que ficar a pensar que iamos todos morrer na selva ?!!!

O trajecto de regresso não foi pêra doce ! Duas horas e meia a pé ! Saímos do logde às 06h00 e voltamos 14h00 ! Estivemos quase oito horas a caminhar e nem demos conta .

Chegamos exaustos nessa tarde e fui direitinha ao duche , lavar aquela mistela que me empastava a pele . Uma mistura de repelente , protector solar e suor !

Da estadia na Amazónia esta foi a experiência mais relevante e assutador. O resto do dia foi passado em convivio com a minha equipa de guarda costas ! Não há mais nada que fazer a não ser : bilhar , ping-pong , matrecos e setas !

No dia seguinte ia nadar num dos afluentes do Rio Madre de Dios !! Não acreditam ?? nem eu queria acreditar mas é verdade que o fiz !

2 comentários: