Chego a Trujillo ás 07h00 e já nâo estranho o aspecto caotico das cidades sul americanas. Como o meu tour só iniciava ás 10h30 tenho tempo para me refrescar no hotel e descansar num quarto limpo.
Este dia ia ser dedicado ás civilizacoes Moche e Chimu. Ia visitar as huacas e o complexo dos palácios de Chan Chan.
As Huacas perteceram á cultura Moche ou Mochica e eram piramides construidas em tijolos de barro e podiam ter vários fins . Eu visitei três das muitas que existem . A Huaca del Sol tinha um propósito meramente administrativo , a Huaca de La Luna seria para fins religiosos e rituais de sacrificios humanos .
Eles iam sobrepondo os andares consoante iam enterrando pessoas neles deixando de ter acesso aos pisos inferiores até ficar feita uma piramide de cerca de 20 metros de altura . Apenas a Huaca de la Luna foi escavada porque descobriram pinturas murais e cerca de 40 corpos de guerreiro sacrificados .
A Huaca del Sol nao tem qualquer decoracao nem nada foi encontrado e é o dobro em tamanho .
A Huaca do Dragao ou Huaca Arco-iris era simultaneamente para fins administrativos e religiosos.
Esta civilizacao desenvolveu-se entre 300 a.C e 700 d.C e basicamente se extinguiram devido ao fenomeno do El Niño que durante 20 anos lhes devastou quer as piramides quer as culturas . Eles simplesmente foram abandonando tudo .
Neste dia comeco a ter sérios problemas com a minha maquina fotografica ! O botao de capturar as fotos comeca a falhar e eu tenho que dar uma de Macguiver e com um travessao consigo puxa-lo para fora e ainda assim a maquina vai funcionando com alguma preserveranca e engenho da minha parte! Valeu-me a paciencia do guia que esperava que eu realizasse a operacao travessao cada vez que tinha que tirar um foto !
De tarde fomos ao complexo dos palácios de Chan Chan , uma cidade pré-colombiana de barro construida pelos Chimú . É a maior cidade de barro de toda a America Latina e a segunda maior do mundo . Estende-se por 20 km quadrados mas só um palácio está recuperado e aberto a visitas , os demais ruiram com chuvas e parecem montes de barro e areia o que é uma pena . Além de que construiram uma estrada que atravessa o complexo para fazer ligacao entre a zona costeira e a cidade . Enfim , no comments !
Nós visitamos o Palacio Nik An , entrincado sistema de corredores labirinticos repleto de paredes com altos relevos de figuras de animais estilizados. Só tinha uma entrada e os muros ascendia aos 12 metros de altura de forma a prevenir invasoes . Mesmo sendo em barro o palácio foi pensado e construido com sistema anti-sismico e se parte colapsou foi mais devido a outras intemperies que nao tremores de terra .
Os Chimu existiram desde o ano 600 até á época dos incas .
Antes de regressar ao hotel decidi ter outra aventura de turista em terra desconhecida e fui com o Victor ao mercado á procura de engraxadores . Daqueles que existiam na rua Sampaio Bruno ! E lá estive em plena cavaqueira com 5 homens que me pediam o numero de telefone e e-mail a rir-me como uma perdida enquanto as minhas botas ganhavam novo aspecto ! Cinco estrelas . Chica que os homens aqui em Trujillo sao muito atiradicos !
Restava-me descansar que ia ter outro dia acordar de madrugada ! Tinha autocarro para Chiclayo ás 06h00 da manha ! Bora dormir cedo !
Cheira-me que a cena da máquina foi praga que nós (leitores, admiradores e amigos) te rogamos!!! :-)
ResponderEliminarbeijos e até breve! (?)
Gabriela