domingo, 12 de dezembro de 2010

03 Dec 2010 - Puerto Maldonado - A Selva e a surpresa do isolamento !

Aproveitei que fui a casa do Pedro para ir de bagagem mais leve , deixando entre outras coisas, as minhas preciosas botas que agoram reluziam de graxa.


Quando cheguei a Puerto Maldonado fui saudada com 34 graus de calorzinho bom ! Humm que delicia !

O staff do Eco Amanzonia Logde http://www.ecoamazonia.com.pe/ recebe-nos no aeroporto e vamos todos para o centro , para a oficina do Logde receber algumas instrucções básicas antes de ir para a selva . Assim no caso de nos faltar algum item temos oportunidade de o comprar no mercado de Puerto Maldonado. Desde água a snacks , repelente , sapatilhas , lanternas , impermeaveis tudo existe na mega feira de Custóias aqui do sitio !









Puerto Maldonado é diferente das outras cidades que visitei , as casas em vez de tijolo de barro ou tijolo normal são maioritariamente feitas de madeira e todas pintadas de cores garridas o que nos oferece um cenário alegre à vista .


Durante a aproximação do voo avistei um enorme caudal de rio cor de laranja vivo que contrastava lindamente com o verde da selva , o rio serpenteava por entre a vegetação e a dado momento unia-se a outro completamente castanho a a cor laranja desaparecia totalmente . Nunca tinha visto nada assim.


Da cidade ao logde fazemos uma hora e meia de barco no rio Madre de Dios para percorrer 30 kms de distância . O hotel fica numa reserva ecológica conhecida com Tambopata e fomos informados que não iriamos ter cobertura de telemovel , nem internet e que mesmo a electricidade estava sujeita a horários - duas horas durante o almoço e cinco horas à noite , das 17h00 às 22h00. A partir dessa hora era lights-out para todos e estavamos entregues à bicharada . Fomos instruidos de não ter qualquer tipo de comida no quarto pois isso poderia atrair qualquer convidado inesperado ao quarto durante a noite ... que medo !

Fui observando o grupo que ia comigo no barco :
- uma familia peruana , pai , mãe e um casal de filhos na casa dos vinte.
- duas raparigas que falavam inglês com ar de importantes .
- dois espanhóis
- e quatro jovens americanos de mochilas


Com alguém iria falar de certeza durante estes quatro dias . Viajando sozinhos temos sempre mais hipóteses de estabelecermos contactos porque não temos nenhum amigo a quem nos ancorar . E eu graças a mim , não sou muito timida e acabo sempre por conversar com alguém .


Contra as minhas expectativas uni-me muito aos quatro putos americanos e aos dois espanhóis . Fomos os desasossego da selva naqueles quatros dias . Eu imagino os animais a observarem-nos e a pensarem mas quem são estes "animais" tão galhofeiros ? sempre a rir? ... estes humanos são mesmo estranhos !

Vamos às apresentações :

De Espanha - o Andrés ( País Vasco ) e o Javi ( Cartagena mas a viver em Barcelona ) . Gajos bem dispostos e sempre com piadas non-sense . Era impossivel não me dar bem com eles , estavamos no mesmo registo idiota ! E bem gatos por sinal

O Andrés é informático e o Javi trabalha com combustiveis no aeroporto de Barcelona. Moços andadeiros que todos os anos fazem férias dedicadas ao trekking . Eu e o Javi divertimo-nos a pregar partidas ao Andrés que às vezes parecia andar no mundo da lua .

Dos E.U.A - O Alex , o Russel , o Todd e o Mike . Todos tinham 20 anos e estudavam ciências politicas em Buenos Aires havia 4 meses . Estavam a fazer uma férias escolares . Eram impecáveis . Eu particularmente sou bastante preconceituosa em relacção a americanos e confesso que tenho tendência a etiquetá-los de arrogantes e presunçosos mas estes muidos eram amorosos , super curiosos por tudo que era diferente da cultura deles , interessados e muito educados . De todos os americanos que conheci estes dominavam perfeitamente o espanhol e faziam sempre questão de falar connosco em espanhol para aperfeiçoar o sotaque e a gramática . "Fustigaram" o Andrés e o Javi de dúvidas e faziamos muitas comparações entre termos de Espanha e da América do Sul .


Na primeira tarde fomos todos de visita à ilha dos macacos . Em frente ao lodge , do outro lado do rio , existe uma ilha onde o pessoal do hotel realojou macacos que estavam em cativeiro em Puerto Maldonado . É um projecto de muitos anos que pretende devolver os bichos ao mundo selvagem e já existem muitos macacos que nasceram na ilha e que apesar de habituados ao contacto com humanos são já selvagens .



O guia antes de ir disse-nos que era fundamental levar : água , repelente , protector solar e calçado adequado ( neste caso umas galochas que emprestam no hotel ) . E lá fomos nós os sete mais as duas raparigas com ar de vips .

Ao fim de uns minutos de caminhada o primeiro macaco a vir-nos dar as boasvindas foi um saguizinho atrevido que saltava de pescoço em pescoço a ver qual de nós lhe dava boleia nas costas e um bocadinho de banana !



Estavamos todos divertidos com o pequeno acrobata quando sentimos a vegetação em redor a mexer e de repente vimos um macaco aranha a descer as arvores muito focado na nossa direcção . O macaco sai da arvore e vai direitinho a uma Vip que trazia uma garrafa de água na mão . Trepa por ela acima e começa uma "batalha" pela garrafa de água . O guia só lhe pedia - larga a garrafa senão ele sem querer magoa-te ! . Nós estavamos estarrecidos com a determinação do macaco ! Mal teve a garrafa em seu poder não descansou enquanto não a abriu com os dentes e subitamente senta-se consolado a beber água mineral ! Nem o guia lhe tocou enquanto ele não ficou saciado ! Pelos vistos todos adoram o sabor da água engarrafada , não sei se serão memórias de quando estavam em cativeiro ou se a provaram estando já na ilha mas a verdade é que todos gostam tanto que depois deste todos os macacos que foram aparecendo queriam beber da garrafa ! Que insólito !!




Fomos caminhando histéricos de riso com a história até chegar a uma clareira onde estão dispostas bancadas para alimentar os macacos . Eles simplestemente vão aparecendo e surrupiando todos os pedaços de banana que podem . Às vezes esquecendo-se que precisam das patas para voltar a trepar às arvores e então ficam na indecisão ? largo a banana ou trepo ? É engraçado ver as expressões deles . Os mais medricas não descem e aguardam até que um turista se lembre de começar a atirar bocados de banana para os ramos , funciona lindamente e assim ficam todos satisfeitos .


































Para uma primeira vez na selva estava a ser fantástico e depois do jantar ainda tivemos a oportunidade de sair de bote em plena noite para ir ver caimões . Uma experiência muito National Geographic .


Andar de barco , em silêncio total , sem luz a não ser o foco que usam para detectar os caimões e conscientemente no meio de um rio com meio kilometro de largura foi .... de suspirar de alegria e pensar ... é mesmo verdade ... eu estou aqui !



Fui para a cama feliz !

Sem comentários:

Enviar um comentário