segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Andean Express - Puno a Cuzco

20 Nov 2010

Ah ... agora sim a estacao tinh gente com fartura . Assim se parecia em dia em que de facto havia comboio ! O senhor da bilheteira deu-me um bom dia jocoso e rimo-nos os dois do episodio do dia anterior .

Dado o elevado custo desta viagem nao se veem muitos jovens , a media de idades ronda os 50 anos mas consegui conhecer um alemao de 34 anos , Swen , que foi meu companheiro de jornada durante umas horas .

Eram 08h00 e juro-vos que ouvi o comboio dizer PUU PUU NO , PUU PUU NO ! Agora sim estava a caminho de Cuzco e do ponto alto da minha viagem e principal razao que me trouxe ao Peru - Macchu Picchu .

Cruzo as planicies de capim amarelo que rodeiam Puno e em 30 minutos chegamos a Juliaca . O comboio passa mesmo pelo meio de um dos mercados da cidade e eh ( este computador nao tem acentos amigos, tenho que improvisar) .... e eh unico ir na ultima carruagem que eh panoramica e ver os habitantes a reporem tudo na linha mal passamos . Basicamente o comboio soh lhes interrompe o comercio temporariamente. Alguns artigos e bens alimentares nunca saem da linha , as carruagens passam-lhes por cima sem dano .

Eles vendem de tudo nestes mercados - comida , roupa , pecas de automoveis , mobiliario de casa , electrodomesticos e tudo esta desordenadamente ordenado por seccoes . Quem jah viajou pela India deve achar normal mas no meu caso foi a primeira vez e achei imensa piada .

Saindo de Juliaca e tirnado alguns povoados aqui e ali que iamos cruzando a paisagem durante o percurso eh fabulosa e conseguem-se identificar elementos distintivos ah medida que vamos avancando nos Andes.

A planicie amarela de Puno vai dando lugar a uma regiao montanhosa despida e nao muito elevada e consoante nos dirigimos mais a Norte as montanhas vao-se tornando mais altas e mais verdes . A dada altura acompanhamos o rio Urubamba ateh Cuzco e o verde vai-se intensificando , matas de eucalitpos , desfiladeiros , terracos agricolas por kilometros e ateh ao cimo das montanhas !

De facto , o unico elemento que estraga esta beleza que vou vendo eh o lixo que estah sempre presente quando atravessamos as vilas . Eh atroz a quantidade que eles despejam na rua e ao longo da linha .

Das dez horas de viagem , devo ter passado nove de peh na carruagem panaromica a tirar fotografias e a ficar toda suja de poh de estar sempre com a cabeca de fora ! Quando lavei o cabelo ah noite eh que vi o preto na agua ! Neste estado nao sei como ainda fui honrada com o pedido de 2 tripulantes para tirarem fotografias comigo !


As minhas expectativas de Cuzco sao bastante elevadas , todas as pessoas que cah estiveram dizem maravilhas . Soh que ninguem me disse que como em qualquer grande cidade sul-americana , Cuzco eh rodeada por um gigantesco favelao !

Chegar de comboio a Cuzco depois das maravilhas que vi , foi uma desilusao total . Antes de chegar ah cidade em si fazemos kms de lixeira a ceu aberto e o mesmo caos de casas inacabadas que tinha deixado em Puno ! Credo !! Eu nao estava preparada psicologicamente .

Foi um choque , nao electrico desta feita

3 comentários:

  1. ja estou como o teu irmao NO JO!

    ResponderEliminar
  2. Joaninha,

    Esteve aqui hoje o Eduardo da Soltrópico e falou-me do teu blog. Estou muito contente por ti e pelos vistos, está tudo a correr (relativamente) bem.
    Vou seguir a tua aventura sempre que possa e se de alguma maneira puder ajudar, avisa.
    Muitos beijos e boa sorte - António (Halcon Bragança)

    ResponderEliminar
  3. hehehe
    Você está destinada a viagens com pó!!
    Mas é essa a essência..limpinhos e bem vestidinhos só mesmo nos filmes...

    Estou com uma raiva de não estar aí que nem imaginas...

    Beijinho grande e boa continuação!!

    ResponderEliminar