segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Huaraz - passeio a cavalo e convento franciscano

27 Nov 2010

Em bem que queria dormir um pouco mais até ás 07h30 mas nao é que tinha uma clarabóia enorme mesmo por cima da cama ? Ás 06h00 mal amanheceu luz directa na cara e pouco depois os galos todos a cantarem ! Nao é possivel !! Amuada fiquei na mesma na cama com a cara enterrada na almofada a aproveitar todos os minutos !

Neste dia tinhamos planeado dar uma volta de 3 horas de cavalo pela serra e de tarde iamos visitar um primo da Roxana ( mulher do Pedro ) que é franciscano , aliás foi ele que o casou e que vive aqui na zona . Em Caraz , onde por acaso tinhamos estado ontem na nossa ultima paragem antes de regressar a Huaraz .

Nesta terra todos os nomes sao estranhos e parecidos - Huaraz , Carhuaz , Caraz ... ai que nó !

Huaraz é conhecido por ter duas cordilheiras - a cordilheira Branca e a cordilheira Negra que se unem como um V ao longo da regiao . Teriamos muitos percursos pedestres de varios dias para fazer em qualquer uma delas mas nao era esse o nosso intuito . Tao pouco tivemos muita sorte em avistar os cumes nevados porque sendo epoca das chuvas na montanha , amanhecia com nuvens ao redor dos picos e nao pudemos disfrutar da paisagem em todo o seu esplendor !

Nesta manha o tempo até estava bom mas a dona do albergue avisou-nos que era frequente comecar a chover pela tarde . O dono dos cavalos foi ter connosco á hora marcada e lá fomos até Yungar para iniciar a nossa aventura .

Mais risos , mais palhacadas e comecamos a subir a montanha . Que pena ter deixado o meu chapeu de cowgirl em Lima !! Estaria completamente vestida para a ocasiao !

Já nao é a primeira vez que faco este tipo de passeio a cavalo . Eles sao ensinados para fazerem determinado trajecto e efectivamente parecem robots . O que para mim foi a primeira vez foi montar um cavalo com o cio ! Cada cavalo com que se cruzava no caminho ele queria aproximar-se , cortejar e montar ! Só a mim mesmo !! Por nao ter sido a primeira vez soube sempre manter-me em cima do bicho sem correr o risco de cair mas á terceira vez já nao me estava a rir ! Nao é descritivel só visto mesmo ! Claro que troquei de cavalo com o guia !

Quando paramos para mudar de cavalo voces imaginam como ele estava ? contei 5 patas claro ! O animal vinha a fazer covas pelo caminho de tao excitado !! Na descida o dono é que o aturou e claro que com mais mestria que eu e já sem a quinta pata !

No final que dor no befe ! É muito bonito e tal mas ficamos com o Kui pior que o chapeu de um trolha !

Sair de Yungar em direccao á paroquia onde estava o primo da Roxana nao foi uma tarefa nada fácil !! As estradas sao tao más que os taxistas nao nos queriam levar a nao ser por uma fortuna ! E foi assim que me vi sentada num boteco de beira de estrada sentada com o Pedro e o guia a vê-los comer ceviche ultra picante e a beberem cerveja enquanto o guia ia tentando falar com varios taxistas e negociava precos com uns e outros . Tivemos nisto mais de meia hora e fui vendo como se processam as coisas nas aldeias cá do sitio ! Foi dificil mas lá conseguimos um que nos levasse.

Chegar lá foi outra aventura ! O primo da Roxana - o Ricardo - vive num convento em Caraz mas a paróquia dele e onde ele estava nessa tarde era na igreja de San Juan Bautista de Pueblo Livre . Ninguem sabia muito bem onde era e eles eram de lá ! Nem mesmo pelo caminho sabiam ! Mas estas pessoas afinal vao á missa ou quê ???

Já passava das quatro da tarde quando chegamos ! E o taxista já se estava a fazer a cobrar mais porque afinal tinha sido mais longe do que o previsto e bla bla bla bla .... eu deixei o Pedro a tratar desses promenores chatos . Só queria saber se iamos ter como sair dali ? é que se foi dificil chegar , sair poderia ser impossivel ! O Ricardo garantiu-nos boleia até Caraz e daí arranjavamos um táxi de volta ! Ok !

A paróquia é mesmo no Kui de Judas ! É preciso ter muito amor e dedicacao para se ser paroquiano naquela terra . Muito pobres , muito necessitados . Mas vê-se que o Ricardo faz aquilo com muita entrega ! É inspirador conhecer alguém assim !

Depois de uma refeicao tipicamente franciscana - numa malga e de colher -e de meia hora de conversa fomos conhecer o convento em Caraz. Nunca tinha entrado em nenhum !! Vive-se bem , com amplos jardins , com horta, pomar e zona para criacao de animais porque os Franciscanos produzem quase tudo que comem .

Nao fosse a presenca do padre da terra a negociar o táxi ainda agora estavamos em Caraz ! Novamente nenhum taxista nos queria levar para Huaraz porque as estradas estavam péssimas e já iam fazer o caminho de regresso de noite . Mas cum caneco , ninguém quer ganhar algum ?? Um deles , seguramente com medo de ter de rezar muitas avés marias na próxima confissao , lá acedeu a fazer a viagem !!

Demoramos quase 2 horas a voltar ! Foi o verdadeiro delirio musical nessa viagem ! O rapaz até tinha bom gosto mas eram só musicas romanticas ! Michael Bolton , Roxete , Sting .... e nao me lembro que outros mais mas sei que era uma cassete de uma hora porque a ouvimos 2 vezes ! Fui dormir com o refrao do Michael Bolton na cabeca - ... Said i loved you but i lied .... Cause this is more then love i feel inside .... said i loved you but i was wrong ... cause love could never ever feel so strong ....

Estavamos de novo exaustos e no dia seguinte tinhamos um dia completo de visita ás ruinas de Chavin ! Mais uma estopada naquelas estradas e depois de chegar iamos directos a Lima no autocarro nocturno ! Ufa !!!

Mas mais um dia de pura galhofa !

1 comentário:

  1. LOLOLOL
    e não digo mais nada porque todos os comentários seriam à volta do cavalo e do cio e de outros machos que vais encontrando no mesmo estado... acho melhor ficar calada.
    DIverte-te muito amiga!
    PS- pelo menos o cavalo não era PD. hehehehe

    ResponderEliminar