quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ilhas Uros e Ilha Taquile

18 Nov 2010



Ai Puno Puno ! Estou desejosa de partir porque aqui as coisas nao me tem corrido de feicao !



Nao è que hoje de manha se esqueceram de mim de novo no hotel ? Quais seriam as hipoteses de a mesma coisa acontecer duas vezes ? A sèrio ?! Tambem nao fiquei mais que dez minutos à espera , pedi ao rapaz da recepcao que me ligasse a um operador qualquer ! Nem 15 min. antes tinham estado no hotel a buscar 3 americanos e eu pensei que era a seguir mas pelos vistos nao e o meu instinto achou melhor agir e ainda bem .



A greve continua , as barricadas nas estradas tambèm e ao ver as noticias à noite fiquei abesbilica . Eles aqui nao brincam , alguns autocarros que tentaram passar foram apredejados e os vidros laterais estavam todos partidos . Mesmo paìs sul-americano . E ainda nada està soluccionado . O Povo Sandia saiu à rua a reclamar a estrada e mai nada !



Voltando aos meus contra-tempos ... apanhei um taxi ao porto e fui na mesma excursao que os americanos que estavam no meu hotel . Tinha comigo 30 soles e combinei pagar quando voltasse , pois nao contava ter que gastar dinheiro nesse dia . Fui à pobre mesmo !



30 minutos de viagem ate às ilhas de Uros . È um cenàrio muito curioso de ver . As ilhas flutuantes do lago Titicaca sao construidas à base de raizes de totora . E os Aymaras , que è o povo que nelas habita , parecem personagens de cartoon ! Tem umas caras engracadas e vestem-se com cores super garridas - rosa choque , vermelho vivo , verde alface , cor de laranja ! As mulheres tem trancas quase atè aos joelhos enfeitadas com pompons ! Sao muito engracados e simpaticos .

Estes pobres coitados nao tem descanso porque viver ali implica trabalho constante , nao è como as nossas casa que tem que ser pintadas sò de vez em quando , eles se nao vao fazendo manutencao afundam literalmente . Mas tem energia solar e todas as casinhas - que sao do tamanho de um quarto - tem uma televisao ! e esta hein ?! Gostei muito e tive muita pena de nao ter dinheiro para lhes comprar uma peca de artesanato para ajudar .

Neste dia foi sò falar inglês . A minha cabeca fica confusa amigos ! Eu tanto falo ingles como espanhol e por isso dou por mim a pensar em tudo menos em português ! Depois falo inglês com os peruanos e espanhol com os americanos e quando estava com os meus amigos brasileiros a minha cabeca so articulava brasileiro ! Que canseira !!!!! Por isso nao estranhem estrangeirismos nesta pagina ! È do cunbibio com toda a gente que me rodeia ! Curiosamente ainda nao me cruzei com um unico português ! Adiante ...

Depois das ilhas de Uros , sao 02h30 de barco pelo lago atè chegar à ilha Taquile . As margens do lago Titicaca sao deslumbrantes . As aguas sao muito calmas e a tonalidade vai variando consoante a profundidade . Fui no deck superior com uma sèrie de americanos e todos reparamos que os povoados que vao aparecendo aqui e ali tem as casas arranjadas e terminadas . Por isso nao entendemos como Puno pode ter tudo feito sò pela metade ?! Podiam ter uma cidade bem mais vistosa mas tirando algumas excepcoes as casas sao inacabadas . Atè os Uros tem uma politica urbanistica mais cuidada ! E nao è que falte gente para trabalhar , porque quem anda em Puno durante o dia vê muita gente sentada em bancos de jardim a fazer niente !

As horas passaram rapido porque o Archie - um negro enorme , assistente de juiz na Florida , tem conversa para entreter toda a gente ! Eu ouvia e ria-me das historias engracadas que ele e um casal de West Virginia iam contando ! Que personagens ! O Archie e o Patrick ( companheiro de viagem do Archie ) jà correram o mundo , que inveja ... positiva claro ! Estive à fala com um neo-zeolandes casado com uma alema que sò iam viajar por 8 mesitos ! coisa pouca portantos ! Tambem ia no barco um alemao que ia mudar de emprego e tinha 2 meses para passear . Afinal eu atè nao vim por muito tempo !

Aquele sol intenso arrasa comigo ! Tive que comprar um chapeu de abas largas (tipo cowgirl) e definitivamente vou comprar um protector para a cara se possivel factor 100 ! Eu uso factor 50 mas nao me livrei mais do meu nariz de palhaco !

A ilha Taquile fica quase no centro do lago , mais 2 horas de viagem e estavamos na Bolivia , aliàs veem-se bem as montanhas bolivianas da praca principal . Esta ilha è habitada por pescadores e bordadores - nao è engano - quem borda na ilha sao os homens ! Eles andam sempre com as agulhas de tricò a fazerem gorros muito parecidos aos dos homens da Nazarè . A cor do chapeu e o desenho determina o estado civil e a posicao social dentro da comunidade e no caso dos jovens solteiros a maneira como o usam indica se estao à procura de mulher ou nao . Aqui no Peru tem muito o costume de pelos chapeus darem imensa informacao , para quem percebe os codigos claro ! As mulheres aymaras tambem tem chapeus diferentes quer sejam casadas ou solteiras e as mulheres das ilhas de Uros usam pompons nas trancas com cores distintas para passar a mesma informacao ! Faz parte da tradicao deles .

Segundo o guia os tarjes tradicionais de Taquile sao iguais aos que se usavam à centenas de anos na Andaluzia ! O nome da ilha è o nome de familia do espanhol que a colonizou e impòs as vestimentas . Sempre a aprender coisas giras !

Quando chegamos ao porto fizemos uma caminhada de 30 min sempre a subir atè chegar à praca e ao restaurante . Que falta de ar ! Mas è normal , estava a 3827 metros acima do nivel do mar .

Que tal um almocinho com vistas para o lago navegavel mais alto do mundo e com a Bolivia a espreitar ao longe ? È preciso dizer mais alguma coisa ? Muito bom ! Comidinha tipica da ilha - sopa de kinua , truta do lago e chazinho de coca e muñay ! Pèctaculo ! ( ja sei que o meu irmao vai ter duas palavras para mim - No Jo ! )

E nao è que no regresso ligam para o barco à minha procura ? A Inka Tours ( como vim a saber mais tarde ) que se tinha esquecido de mim 2 vezes ? Muito bem .... queriam pagar o tour claro, oferecer-me um jantar e pedir desculpa . Ficaram de me ir buscar ao hotel às 20h00 ! eu jà nao sei se acredito ou nao mas digo que tudo bem .

Fui dar uma volta ao fim da tarde com a Monica - polaca a viver na Florida hà decadas. Sò sei de historias curiosas . A Monica , o Archie e o Patrick tinham-se conhecido na India hà um ano atràs numas ferias e qual nao è o espanto dos três quando se cruzam no mesmo hotel em Puno sem nunca mais terem falado ?! Amazing ! Ela fugiu da Polònia na decada de 80 para ir ter com a irma aos Estados Unidos . Contra todas as estatisticas conseguiu um visto de turismo na embaixada e anos mais tarde legalizou a situacao dela .

A Monica estava com aquilo que ninguem deseja numas fèrias . Uma bacteria no estomago e intestino , nao è preciso fazer um desenho pois nao ? E sendo enfermeira chocou-me que nao tivesse vindo prevenida ! Daaahh eu trago uma mini-farmacia comigo ! Se me faltar dinheiro basta por-me num passeio a vender os medicamentos todos que trago ! eles aqui nao vendem sò em embalagens , vendem unidoses , blisters completos ou metades ! Em tres tempos vendia tudo .

A Inka tours nao falhou à terceira e tive um jantarinho sossegado , estava desejosa por ir dormir e fazer a viagem para Cuzco no dia seguinte no meu comboio de luxo .... mal sabia o que me esperava ... và là que assim dormi tranquila

1 comentário:

  1. Jó!! Já falas com sotaque ????:-)
    e certamente os teus sonhos já não são em português he he he

    ResponderEliminar