quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Puno - barricadas , greves e problemas !

17 Nov 2010

07h10 da manha estou na recepcao com a minha mochila pronta para ir passar 2 dias fora e dormir na ilha de Amantani . Sim tenho uma mochila !! Linda , peruana e a minha cara ! Nada dessas coisas de trekking mas uma pura mochila bordada pela qual me apaixonei pa primeira vista !

Era suposto virem-me buscar às 07h30 , mas o tempo passa e ninguem aparece ! Cum caneco ! A esta hora nem que queira ligar para a agencia que me vendeu o tour nao posso ! Està tudo fechado ! È mais uma daquelas cenas que hà que encaixar com "tranquilidade" ! 08h00 , 08h30 nada ... e acordei eu tao cedo ?!!

Pedi na recepcao para tentarem falar com a agencia que me vendeu e jà sabia que o tinha destinado nao ia fazer concerteza , agora restava-me fazer control de danos ! Que opcoes me restavam ? Sò havia tours às tres da tarde e eram 09h00 ! Liguei para o Marcio e combinamos tentar antes de mais resolver o problema dele - sair de PUNO e regressar a Cuzco onde tem voo dia 18 Nov às 06h00 .

Tarefa mais que dificil , no hotel ligam para uma empresa de transportes mas nao è garantido que saiam à noite . As negociacoes entre os grevistas e o governo estao acesas e na rua ouvimos manifestacoes ! Pelos vistos tinham barricado todos os acessos de e para Puno ! O que pedem è uma ligacao de estrada para a parte da Selva de Puno - isto explica-me um taxista - e nao cedem enquanto nao houver desenvolvimentos nesse sentido .

Metemo-nos num taxi e vamos atè ao Terminal Terrestre onde estao todas as companhias de autocarro . A imagem è de caos total ! Dezenas de peruanos e turistas no terminal à procura de uma solucao para se irem embora ! Os peruanos cheios de sacos e pacotes gigantes amontoam-se nas cadeiras . Uns dizem uma coisa , outros dizem outra , ninguèm se entende !

A melhor solucao que pensamos foi arranjar maneira de ir atè Juliaca ,que fica a 45 kms e daì hà transportes regulares de hora a hora para Cuzco a tempo de apanhar o aviao . Mas o que è uma solucao simples torna-se quase impossivel quando os taxistas se aproveitam para cobrar 100 soles por uma viagem que custa 25 .

Outros ofereciam transporte atè um determinado local , depois tinham que caminhar novamente os mesmos 5 kms e aì estaria um autocarro à espera , mas pagava antes e nao tinha garantia que o autocarro estivesse là . Se nem os peruanos aceitavam esta hipotese os turistas muito menos .

Estivemos nisto 2 horas , eu jà nao podia ouvi-los mais e comecava a ficar preocupada que ele nao conseguisse sair daqui . Exaustos fomos almocar para pensar melhor embora conscientes que o mais tardar às quatro ele tinha que ir embora. Pensamos noutros trajectos de aviao de outras cidades mas a questao mantinha-se - como sair de Puno !??

As tres voltamos ao terminal .O Marcio recusava-se a ser chulado e atè os taxistas ja nao o podiam ouvir a tentar negociar um preco mais baixo ! Eu envorgonhada ficava sentada num cantinho enquanto assistia e ria-me . Finalmente um deles disse que havia outro terminal ao lado com taxis e que algumas pessoas se estavam todas a juntar para dividir a despesa dos 100 soles .

Aquele gajo conseguiu negociar um preco mais barato para ele que todos os peruanos que foram com ele no taxi ! Sò me ria e lhe dizia " Cê è mao de vaca mesmo cara !" E là foi !

Obrigadao sovina ! Mais um dia divertido ! Ao menos tive companhia nesta cidade e tenho pena de nao termos ido juntos ao lago Titicaca !

Vim para o hotel resolver a minha questao - o meu tour , o meu prejuizo ! Sò depois de muito insistir è que soube que vou fazer um tour de dia completo amanha , às ilhas Taquilles e Uros . Isto è , acho eu !!

Sò espero que nao se lembrem de barricar a linha de comboio ! Eu estou a contar sair dia 19 no Andean Express em direccao a Puno ! mas jà nao digo nada !

4 comentários:

  1. Que aventura. Estás aí nem há 10 dias e já estiveste 2 vezes com o mesmo Brasileiro????
    Estranho, muito estranho :))

    ResponderEliminar
  2. Isto sim... Um misto de relato de uma viagem e reportagem política!
    Viva a américa latina!

    :-)

    beijinhos
    Gabriela

    ResponderEliminar
  3. Gaja, só tu para ires para um país em plena greve geral!!! HAHAHAHA! Mas vendo pelo lado positivo, tens muitas mais histórias para contar.
    Beijo, sua louca!

    ResponderEliminar
  4. a greve geral na tua viagem acrescenta ainda mais emoção...não era a mesma coisa sem essa aventura!! beijinho e continua a esrcrever...

    PS. só faltam as imagens que concerteza daraim um colorido especial...ás palavras!!!

    ResponderEliminar