quinta-feira, 11 de novembro de 2010

AREQUIPA - 11 NOV 2010

11 NOV 2010

Dormir foi complicado ... tinha nocao que a verdadeira aventura ia comecar quando estivesse realmente sozinha .

O Pedro foi e tem sido fantastico , a generosidade dele è tremenda , faz contactos , dà conselhos , consulta a net , arranja taxistas , critica os meus telemoveis a desfazerem-se ( literalmente) , ri-se da minha maquina fotografica de pesa uma tonelada e è de pilhas . Quer emprestar tudo , telemoveis , maquinas , mochila - ele quer facilitar-me a vida em tudo !
È mais ou menos assim :
- "Nao queres que te empreste um telemovel ? tenho aqui uma resma deles Nokia bem melhor que essa merda que tens aì cheia de fita-cola ?!"
- "Joana , essa màquina fotografica a pilhas jà nao se usa , nao queres levar uma sony que tenho aqui que jpa nao uso ?! Tens que te actualizar !"
- " Vais andar de carteira a tira-colo ? nao queres antes esta mochila ?!"
- " E que è essa merda de MP3 que levas ? atè as minhas sobrinhas de 7 anos tem coisa melhor !?"

Prognostico dele : " TÀS FODIDA MULHER !"

Tento-lhe explicar que gastar dinheiro em nova tecnologia quando a que tenho funciona , vai contra os meus principios e que de mais a mais nao quero andar com nada emprestado porque sinto demasiada responsabilidade . Quem estraga velho paga novo e eu sou um bocado distraida . A perder mais vale perder o que è meu .
Portanto o NOSTRADAMUS nao me assusta , claro que podia ter aparelhos XPTO mas se os meus funcionam ? nao vejo mal nisso !

Antes de sair de Lima , jà o Pedro e a Roxana tinham ligado a uma amiga em Lima que era vizinha da dona de um hostal mesmo no centro de Arequipa . Perfeito !

Jà tenho hostal , jà sei as tarifas dos taxi do aeroporto à cidade para nao ser burlada . So falta ir !

E fui ... Atè dia 25 Pedro ! E muchas gracias hermano !

Chego ao aeroporto com mais de 2 horas de antecedencia , sempre tive panico de chegar em cima da hora e estas 2 horas dao para escrever este blog todo que me andava a pulular na cabeca desde que vim e que me dedici a escreve-lo . Mais uma vez obrigada Gabriela e obrigada Rui , voces foram o meu pontape de saida .

Mal podia esperar para o publicar e espero que rapidamente o comecem a ler ! Espero que se divirtam , se for muito seca , temos pena ! A verdade è que me està a dar um gozo tremendo faze-lo !

Mais uma peripècia tipica da minha distracao : fui a uma loja do free shop comprar uma paneleirice daquelas bolsas de esqucer por dentro das calcas para guardar dinheiro .. " Ah e tal quanto eres ? X soles ? Muy bien , voy llevarla , muchas gracias , es muy amable " e vou embora toda lampeira para a loja seguinte ver cenas quando ouco .... "senhorita ! ... senhorita ! ... senhorita !" o desgracado do vendedor da outra loja teve que vir a correr atras de mim porque eu paguei , guardei o troco e deixei o saco com a bolsa em cima do balcao !!! E queria o Pedro emprestar-me merdas !??? NAAAAA

Ao sobrevoar a orla costeira Peruana no voo entre Lima e Arequipa dou-me conta de novo da imponencia dos Andes ! Este paìs è mesmo montanhoso ! As montanhas rasgam o solo e nesta parte da costa aparentam ser rochosas ou arenosas , totalmente desprovidas de vegetacao e de quando em quando um vale a pique afunila entre elas . A vista è sempre assim atè chegar . Montanhas e mais montanhas , castanhas claras e pontiagudas ! Para o interior consigo ver que ganham cor , tem mais vegetacao ... tambem hei- de la ir !

Nao tardo muito a meter conversa com a senhora sentada ao meu lado que està vinte minutos entretida a fazer sudoku ! Ela e o marido ao lado dela que è a cara do Nicola Sarkozy! " Quantal" sou franceses querem ver ? e ele è um dos sòsias do pigmeu ?!

Francesa !!! Fonix !!! Et voila ! Merde ! è que se hà lingua que eu fale mal è o frances !!

Nao sou muito fluente mas sei o suficiente para ficar a saber que sao de Aix-En-Provence , chegaram ontem a Lima e estao a fazer um recorrido ao genero do meu mas nao de um mes !

Atè fiquei a saber de ouvir uma conversa entre eles e outro casal que o sr. sòsia do pigmeu sarkosy sofria de apneia do sono e estava a ser aconselhado por esse outro casal a andar com um botija de oxigènio nao lhe fosse dar um peripaque ! Ai poizè !! eu nao falo mas oico com muita atencao !

Depois de cansar o meu cerebro à procura de vocabulario que nao tenho passo o resto da viagem com o nariz colado à janela a tirar fotografias com a minha tmaquina topo de gama da era dos flinstones ! Nao è por mal coitada da senhora , afinal eu è que meti conversa com ela mas è frustante querer falar e nao conseguir mas o pouco que disse fui elogiada pelo meu sotaque !
Oh mai oiu ? ... bien sur ... ? merci madame ... je vous en prie ! Au revoir monsieur Sarkosy ! As melhoras para a apneia ! Au revoir madame ! as melhoras para os seus ouvidos que o seu marido deve ressonar como um porco !

AREQUIPA

Um encanto quando comparada com a gigantesca Lima !

16h00 - Apanho um taxi para o Hostal "El conquistador " http://www.hostalelconquistador.com/

Fica mesmo no centro da cidade numa rua super movimentada , cheia de lojas . Por todo o lado se ouve musica , uma mistura de turistas e peruanos . Muitos restaurantes de fast food , muitas lojas que vendem tudo desde comprimidos a garrafas de whisky !

Depois de reservar no hotel o city tour para o dia seguinte mais 2 dias de visita ao Canon del Colca , com dormida na montanha , saio para calcorrear a zona mais perto.

Chego à Plaza de Armas ( todas as cidades aqui tem uma ) e encontro uma catedral e um jardim repleto de gente sentada em bancos de jardim a conversarem numa pausa de fim de tarde e por todo o lado movimento de carros e gente !

A cidade è colorida , dum colorido garrido , alegre e agradavel à vista !

Passo numa rua repleta de agencias de viagens , que tem anunciados passeios a Nazca , Paracas , Ica ... " Nao sei ... hesito " como dizia o personagem Tony na conversa da Treta - o nosso querido Antònio Feio .

Afinal sobram -me 2 dias livres ate ir para Puno , vou tentar a minha sorte !

Arequipa nao tem mais que ver do que aquilo que ja reservei , pensava ir ao Canon de Cotahuasi mas nao estao a programar visitas por falta de procura.

A menina da agencia conquistou-me pela sua simpatia . Tentamos Nazca mas os lugares nos voos que sobrevoam as linhas estao cheios , desde que houve recentemente (Outubro) um desastre que provocou a morte a quatro turistas que todas as companhias foram sujeitas a estritas regras de seguranca e as unicas acreditadas para voar estao lotadas . Paciencia !

E Paracas ? pode ser ! E Ica ? pode ser , vai ser uma valente estopada , 2 noites a dormir em autocarros masquero la saber , este corpinho tem muita rodagem para fazer em solo peruano ! Descanso quando chegar !

Numa hora consigo delinear um plano para 4 dias desde Arequipa a Nazca , Ica , Puno com dormida na ilha de Antamani , hotel em Puno , transfers , autocarros , tudo por ..... 186 Eur !
A gastar assim .... Joana Joana !

"Quantal" olho para as horas e sao 20h00 !!! e ainda estava sem comer desde o pequeno-almoco em casa do Pedro às nove da manha!

Fraquinha mas contetnte entrei num restaurante todo catita com galeria e lojas de artesanato ... porem o meu apetite nao vai para alem de umas entradas que nem sequer consegui terminar !

El patio del Ekeko http://www.patiodelekeko.com/ assim se chama e tem varios pisos com venda de artesanato . Dou uma olhada e venho-me embora triste . Apetece-me trazer um montao de coisas ! "OH PÀ CARAMBA" ( ih ih ih ) ! Estive a pensar que enchia um contentor inteiro e ainda so visitei uma loja ! Como diria o Pedro " Estàs fodida mulher!"

Volto ao hotel e dou conta que aceder ao computador dos hotal nao se tem revelado tarefa facil ! È que so existe um uncio na recepcao e è como as bombocas ! " sò hà um e è para mim "

Ao fim de meia hora decidi exercer pressao psicologica sobre o fulano que estava a ver jogos de futebol on line !

E o resultado foi que voces amanha vao despertar para uma serie de aventuras e vao poder matar saudades desta vossa amiga !

Por isso - BOM PROVEITO !

Assim que possa volto a dar noticias

XAFABOR DE PARTILHAR O BLOG AOS AMIGOS !

PS : esta merda nao tem acentos ou se tem sao esquisitos , facam de conta que estou a escrever ao abrigo de um acordo ortografico perunhol !

8 comentários:

  1. Manda mais que já me dói a barriga de tanto rir com as tuas aventuras.
    Já tou a ver a tua nova profissão. Escritora/viajante profissional com titulos do género: Joana vai ao Perú, Joana com o sózia do pigmeu, etc...
    Beijinhos e continua pq preciso de alegria para as minhas manhãs

    ResponderEliminar
  2. Supostamente Arequipa é a cidade cultural do Perú e o local de nascimento do Mario Vargas Llosa (nobel da literatura de 2010).
    Já agora, por empréstimo e sugestão da Gabriela estou a ler no momento uma das suas obras de ficção, "A Festa do Chibo" (2000).
    Aconselho igualmente do mesmo autor "Travessuras da Menina Má" (2006).
    Vê se te alimentas e compra uma "puta" de uma máquina fotográfica de jeito, para que possas ilustrar da melhor forma a tua viagem!
    Take care.

    ResponderEliminar
  3. Que delícia Joana.

    Bastaram 2 dias e descobrimos o teu futuro. "Quantal" só temos de fazer chegar este teu blog ao Travel Chanel.
    Vou tratar já disso.

    Talvez seja melhor alterares um pouco os termos utilizados, o que pode passar por polir um pouco os amigos e a ti mesma.

    Não que não os admire mas acredito que o teu fututo empregador possa achar melhor ler qualquer coisa como: "Estás feita" ao invés de "Estas f?*dª*"

    Desculpa Pedro mas acredito que tal como eu, também tu estejas preocupado, com o bem estar de quem está, possivelmente, lixado.

    Este blog é brutal. Se eventualmente o TRAVEL CHANEL, estupidamente não estiver interessado em te contratar para o melhor emprego do mundo, PF não mudes a linguagem. Até porque aí estás fodida. 

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Já publicitei no "blogue da malta" o teu relato de viagem.

    ResponderEliminar
  5. Joaninha... Olha que o conselho da máquina não é disparatado... Tens que pensar no potencial do teu blog... E que já não estás sozinha na tua viagem!! Queremos fotos! Queremos fotos!!!

    ResponderEliminar
  6. Impõe-se imagens neste blogue. Aos preços da chuva que relatas uma maquina deve custar 10 tostões... Eu reembolso-te quando chegares! :)

    Boa viagem e aproveita bem estes dias que futuramente que povoarão a memória... dormir pouco mas comer bem!

    By the way, que piolhice de sitio para dormir! Hotel Los Tambos e Posada el Castillo dão 10-0 nisso! e bem baratos também!

    ResponderEliminar
  7. Tou a curtir essa viagem, mas podias por umas fotozinhas !!!

    ResponderEliminar
  8. Jõ!! Está fantastico seguir o teu blog, sempre soube que tinhas bastante jeito para escrever. as realmente estás a superar todas as minhas espectativas Linda!!! Adoro a meneira como tens comentádo as tuas aventuras e viagens.
    Como está uma mulersinha a minha menina!!!!
    beijos grandes ( o frio da barriga já passos certo???)

    ResponderEliminar