domingo, 14 de novembro de 2010

Viagem Ao Canon Del Colca

13 Nov 2010

O dia vai ser longo e acordo com uma dor de cabeca monstra. Apanhei uma insolocao no tour ontem . O ar em Arequipa è extramente seco mas corre sempre uma brisa enganadora . No autocarro tinha reparado que todos espirravamos e fungavamos mas nao pensei chegar a este ponto . O unico incomodo do dia anterior tinha sido estar com o nariz sempre cheio de crostas de sangue , mas agora a minha cara ferve e estou com um nariz de palhaco ridiculo ! Como se nao bastasse ter um nariz em forma de mini-batata agora està vermelho ! Lindo !

A viagem de autocarro atà ao Canon Del Colca passa pelo deserto de Atacama que se estende desde o Chile atè ao Peru e eram as montanhas que vi desde o aviao.

Sao 5 horas de viagem , com varias paragens para fotos , uma delas è na Reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca onde podemos ver as Vicuñas e os Lamas e as Alpacas no seu estado selvagem e aprendo mais sobre este pais maravilhoso.

As Lamas , Alpacas , Vicuñas e Guanacos descedem todos de um antepassdo comum ao dos camelos da Àsia e cada um deles è usado para extrair um tipo de lâ diferente. O Guanaco e a Vicuña nunca foram domesticados e sao especies protegidas . Deve ser engracado tentar capturar um Guanaco , eles sao os mais hostis de todos e cospem que è uma coisa incrivel , como os seus primos camelos .

A Vicuña è uma uma gazela , muito bonita , muito delicada e muito valiosa pela lâ que produz.

O Lama e a Alpaca sao mais corruqueiros e sao muito giros especialmente a Alpaca que è toda coberta de pelo ! Tenho fotos de uma alpaca com 8 meses chamado Pepe e tenho outra de um Lama devorador de caramelos de coca , nao perguntei o nome mas de certeza que era o Maradona !

Na paragem para o almoco travo conhecimento com um casal alemao ( sim , esta vossa amiga nao consegue ficar calada muito tempo ) que vivem perto de Munique e estivemos a comparar notas sobre o que iamos comendo . Comi algo que sabia a borrego que pus de lado e uma serie de outras coisas vegetais . De sobremesa provei 2 frutas , uma sabia a meloa mas era do tamanho de uma maca e a outra sabia a manga mas de aspecto era uma ameixa amarela ! Gostei

Os meus companheiros nesta viagem sao das mais variadas nacionalidades - canadianos , peruanos , alemaes , holandeses e americanos do Alaska.

Com quem mais falo por proximidade lingustica è com o Victor e a Norma , dois peruanos da selva . Sempre solicitos a tiram-me fotografias quando me vem a olhar para a paisagem.

Em cada paragem vou conhecendo outros pouco a pouco , entre eles um jovem casal canadiano que ainda vai daqui para a Bolivia , Panama e Costa Rica ! gr gr gr que inveja - positiva claro !

Para digerir o almoco uma caminhada de 2 horas no meio do vale do Canon del Colca . Para todo que olho è tudo lindissimo e avassalador ! Sò nao me passa a dor de cabeca agravada agora pelo mal de altitude . O que me vale è o meu lenco que dà para tudo ! Ele protege-me do frio , ele tapa-me do sol , ui que companheiro de viagem indispensavel !

Regressado do passeio volto para o hotel onde me oferecem um chazinho de coca , que tomo com agrado . Quem ja passou por outras insolocoes sabe que beber liquidos è o melhor remedio . Por isso ali fiquei na recepcao a tomar chavena de coca atràs de chavena de coca . Claro que nessa noite dormi muito bem !

Mas antes de adormecer parei para pensar em todas as maravilhas que tinha visto. As Colcas que vi na margem do rio Colca , sao antigas escavacoes - incas e pre-incas - feitas na rocha para guardar e conservar alimentos como o milho , a batata , a kinua , etc ... Mas o mais fantastico è pensar como os andinos as faziam sem qualquer meio moderno . Estou a falar de um desfiladeiro de pedra que termina no rio a muuuuitos metros de profundidade ! Jà imaginaram o que era a esta gente dar-lhe uma fome a meio da noite para comer um milhito ?? nao era so abrirem a porta do armario e jà esta ! Eu bem que passava fome !

Assim adormeci .... tambem nao podia ter fome nessa noite pois o hotel nao tinha restaurante por perto e eram 18h00 da tarde quando me deitei .... tinha mesmo fome de sono ... ia despertar âs 05h00 da manha !

2 comentários:

  1. Tive a ver umas fotos na net do Canon del Colca e deve ser muito bonito, mesmo!

    E depois de um dia em que és completamente esmagada por imagens e paisagens deslumbrantes nada como um chazinho de coco. Até porque se fossem chavenas e chavenas de chá preto tinha o efeito contrário!! ;-)

    Saudades
    Gabriela

    ResponderEliminar
  2. Também vi umas fotos via Google.
    Não temos outro remédio, enquando a nossa "personagem" insistir no seu registo de séc XX, tipo 80's.
    Os cenários são muito bonitos e impressionantes.
    Entretanto fizeste novamente bem em aligeirar a referência ao casal de peruanos, que são "sempre solicitos a tiram-me fotografias" e com quem tiveste "proximidade linguística".
    Lá está, uma menina prendada deve ter sempre algum pudor quando aborda a sua intimidade.
    :):):)
    Continuação de um bom périplo!

    ResponderEliminar