segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Manha livre em Cusco e regresso a Lima

25 Nov 2010

A unica manha livre para passear em Cusco . O centro da cidade é impressionante de bonito . A cidade tem imensos vestigios da epoca colonial e ao mesmo tempo muitas ruas e edificios foram feitos em cima dos antigos palácios incas , por isso por muitas ruas onde caminho metade é muro inca e o resto ou é do tempo dos espanhois ou é moderno . O contraste é curioso de ver.

Tive acesso a um mapa da cidade na epoca dos Incas e tudo eram palacios das varias geracoes de reis incas que existiram . Tudo de volta da praca principal , agora chamada Plaza de Armas .

Só na Plaza de Armas fiquei mais de 20 minutos sentada num banco de jardim a ver as pessoas a fazerem o seu dia-a-dia .Tal qual como em Arequipa , existem esplanadas nos antigos balcoes da epoca colonial em redor da praca . Todos estes edificios agora sao restaurantes ou bares por isso achei uma excelente ideia subir a um e tentar arranjar algo parecido a um expresso ... bem tentei mas café como o nosso só quando regressar ! Mas a panoramica é fenomenal !

As zonas mais importantes fazem-se bem a pé e ainda me sobrou tempo para visitar o museu Inca . Eu fiquei apaixonada por esta cultura , aliás pela historia do Peru bem antes do tempo dos Incas ! Já tive varias mostras de outras civilizacoes e todas extraordinarias !

Tive tempo para pensar em como tem sido a evolucao das varias civilizacoes ao longo dos seculos pelo mundo fora e eu ainda conheco tao pouco ! Oxalá vá concretizando muitos dos meus sonhos !

Em Cusco dá gosto andar sem destino e descobrir em cada esquina um promenor de uma varanda , um candeeiro , uma determinada janela . Tudo isto com sol ! Foi uma manha muito especial meus amigos !

Quando embarquei no aviao de regresso a Lima comecou a chover e para mim foi como se a cidade chorasse a minha partida ...

Sabia que em Lima ia ter apenas tempo suficiente para tomar banho , trocar de roupa , jantar e entrar no autocarro que me ia levar de fim de semana a Huaraz na companhia do Pedro . Tudo num tempo record de 4 horas !

E ainda .... um jantar com a familia da Roxana e ... um amigo meu de Portugal que estava cá de férias com a namorada !! É incrivel mas é verdade ! Quando estava a fazer o check-in no aeroporto o Pedro avisou-me que iamos jantar com o Nuno da Tap . Ora eu conheco o Nuno da Tap há mais de 8 anos das minhas divertidas ultimas quintas-feiras do mês no Batô ! Ui como o tempo passa !

Foi muito caricato vermo-nos precisamente em Lima quando no Porto já nao nos encontravamos seguramente há mais de 3 anos ! Mais alguém que eu nao veja há seculos quer vir aqui jantar comigo ?? Anyone ??!!

O mais curioso ainda foi saber que os tres ( eu , o nuno e a sofia ) andamos a fazer mais ou menos o mesmo trajecto sem nunca nos termos cruzado mas eles sabiam que eu estava cá porque no Convento de Santa Catalina viram o meu nome num livro que os turistas assinam como forma de marcar presenca ! Eu tinha estado lá um dia antes ! E esta hein ??!!

Obrigada Nuno , obrigada Sofia !! Por favor nao se esquecam de me mandar as fotos do convento de Santa Catalina por mail , please !!

21h00 - O inicio da aventura a Huaraz !!

Sem comentários:

Enviar um comentário