segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Huaraz - primeiro dia !

26 Nov 2010



A viagem em "primeira" classe nos autocarros da Cruz del Sur faz-se que é uma delicia ! Os assentos reclinam quase totalmente por isso fazer um viagem nocturna nao custa muito . Só tem o inconveniente de a casa de banho nao ter um duche e nao se poder usar a nao ser para fins urinários ! Tirando isso viajar de autocarro no Peru é a forma mais economica para quem tem tempo para percorrer o país . Sempre que pude e o tempo nao apertava foi assim que fiz . Claro que uma viagem de 45 min de aviao, por terra se faz no minimo em 8 horas ou mais dependendo das estradas e quantas montanhas temos que atravessar.



O Peru tem uma linha de costa que é acompanhado pela cordilheira dos Andes , depois da cordilheira mais para o interior temos mais montanha ou a selva . E a alguns destinos de selva nao se chega por estrada , só de barco ou aviao !



Huaraz é zona de montanha e quando acordei ás 07h00 deparei-me com uma cidade feia , feia ! A primeira impressao foi péssima e eu só pensava - O que é eu vim aqui fazer mesmo ??



Sem dúvida que o me valia era a companhia do Pai Natal , ups , Pedro ! É que o meu amigo barrigudo decidiu ir de fim de semana de casaco vermelho ! Ai é verdade ele nao é barrigudo as minhas lentes é que sao de aumento !



Quem me conhece bem sabe que sou uma rapariga responsavel e nao creio ter vento ( muito ) nesta minha cabecinha mas que me sinto bastante confortavel na palhacada ! O que eu gosto é de estar na brincadeira , a dizer piadas e parvoices ! Esta vida quando tem que ser seria é e já basta esses momentos para estarmos compenetrados em ser adultos . Tudo o resto para mim tem que ser galhofa !



Eu já conheco o Pai Natal , ups , Pedro há quinze anos e a nossa amizade sempre foi 80% de estupidez ... O que significa que tivemos muito tempo este fds para nos rir-mos como uns perdidos !



Eu nao sei de foi de estar novamente em altura ou se nao tinha dormido convenientemente mas assim que entrei no autocarro para fazer o tour que o Pa... Pedro tinha reservado ... adormeci ! Uau ... eu nao tinha achado a cidade de Huaraz bonita mas assim ia ser dificil de mudar de opiniao! E pelos vistos nao era só eu , o Pedro tambem partiu pedra no trajecto !



Este dia foi para ter um panorama da regiao e a sua evolucao depois dos terramotos e avalanches que sofreu . Na primeira paragem em Yungay ( parece nome de carro , eu sei ) contam-nos logo a historia de como morreram 21 mil pessoas duma só vez em 1970 ! Nós estavamos literalmente a caminhar sobre o que tinha sido a antiga cidade ! Macabro .



A regiao teve 3 sismos no total , em 1725 , 1962 e 1970 e como fica no sopé de montanhas com neves perpétuas , esses sismos causaram avalanches que soterraram as cidades todas que visitamos nesse dia . E as avalanches também arrastaram pedras que modificaram para sempre a paisagem .



Nao foi particularmente agradavel ouvir estes relatos em quase todos os sitios que paramos mas é a triste realidade . Para além disso as estradas que ligam Huaraz ao resto da regiao sao para lá de péssimas por isso nao só foi deprimente como extenuante ! Um trajecto de 70 km demora mais de 2 horas porque existem verdadeiras crateras em todo o trajecto!



O almoco foi horrivel num restaurante no meio da montanha mas nao havia outra opcao ! Quando finalmente iamos visitar um local bonito , sem mortos ou desastres , que é a lagoa de Llanganuco comeca a chover !! LOL ! Teria sido um passeio de barco muito bonito se o ceu estivesse descoberto e teria demorado pelo menos 20 min , assim demos uma voltinha minima porque a chuva era absolutamente gelada !!!



De tanto sitio bonito neste país viemos parar a este pardieiro ? Hilariante é pensar que o P...edro quis passar o fds num destino cujas potencialidades a nivel de turismo sao 80% de trekking , escalada , rafting e ele nao gosta de nenhuma em particular nem tao pouco iamos preparados ! LOLOLOL !!



Exaustos fomos dormir para o nosso modesto e economico hostal . Até isto foi motivo de chacota porque o hostal é basicamente a casa de uns senhores aproveitada para alojamento . Entao eles tem quartos no edificio principal e outros nos anexos ! O lord ficou no edificio principal e a gata borralheira foi despachada para os anexos da casa ! Um alberque tao simples tao simples que nem sabonetes davam aos hospedes e tinham limite de uma toalha por quarto . Cada raridade !



O que vale é que me ri por um mês !

Sem comentários:

Enviar um comentário