segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vale Sagrado - Pisaq, Yucay, Urubamba, Ollantaytambo y Chinchero .

21 Nov 2010

Tudo que correu mal em Puno o universo estah a corrigir em Cuzco !

Este troco da viagem foi a unica coisa que trazia reservada desde Portugal e quando ainda estava em funcoes como agente de viagens. Por isso tive uma recepcao em Cuzco pelo representante da empresa que me levou ao hotel num transfers privado , fez-me um briefing sobre tudo que tenho para fazer em Cuzco e arredores.

Gostei do servico , gostei do hotel Munay Wasi http://www.munaywasi.com/ , se ainda fosse agente de viagens seria uma excelente ferramenta . Mas como nao me posso dar o luxo de revelar que estou desempregada aceito as mordomias com bom grado !

Ahs 05h00 do dia seguinte desperto porque vou ter um dia em cheio pelo Vale Sagrado num tour que comeca ahs 07h00 !Eu sei que para quem me conhece parece raro mas todos os dias desperto por volta dessa hora ! A motivacao para sair da cama eh grande meus amigos !

No autocarro o guia veio ter comigo com muita reverencia porque tinha informacao que eu era agente de viagens . Cum caneco !! Ele tambem ?! Deixa-me continuar caladinha !

Foi de todos o melhor guia que tive aqui . Adoro pessoas que transbordam paixao e ele tinha a rodos pela historia do seu pais . Este tipo de pessoas envolve-nos nessa dinamica e a cereja no topo do bolo era o seu sentido de humor !

O guia quis conhecer individualmente todas as pessoas que estavam a bordo . Como se chamavam e donde eram . E foi assim que soube que havia um portugues no autocarro e que se chamava Victor ! Que bom ter a oportunidade de falar a minha lingua mesmo ! Tinha que o conhecer !

O Vale Sagrado dos Incas eh uma regiao que inclue o circuito turistico de Pisaq , Yucay , Urubamba , Ollantaytambo e Chinchero . Comeca pela ordem exacta que escrevi para ser um tour circular . Vamos por um lado e regressamos por outro .

A viagem inicial demora em norma 60 min mas acrescentando as paragens para fotos , algumas compras num mercadito a caminho mais os atrasos de alguns passageiros levamos hora e meia ateh chegar a Pisaq .

Pisaq eh um pesadelo para uma pessoa como eu! Quem me conhece bem sabe que odeio negociar , pedir descontos , ficar meia-hora a regatear o que quer que seja. Eu sou mais do genero - vejo , gosto , tenho dinheiro , compro ! Gosto de etiquetas nas coisas ! Entendo que negociar estah no espirito de muitas culturas fora da Europa mas para mim eh sempre intimidante ter alguem que me aborda na rua , que me convide a ver a loja . Ainda que aqui sejam pacificos gosto de poder estar sossegada .

Portanto calcorreei as ruas todas ah procura das melhores fotografias para tirar e cheguei ao autocarro meia hora antes da hora marcada ! Vinham todos com sacos mas mesmo sabendo que nao estou a contribuir para o desenvolvimento das economias locais fico melhor a ver o desenrolar das negociacoes do que a tomar parte delas .

Comi choclo - milho gigante com queijo , ou melhor , comi tres tiras porque a espiga de milho eh tao grande que ofereci o resto a uma senhora muito velhinha e sem dentes que estava sentada ao meu lado a comer um gelado . Ela muito simpatica ofereceu-me do gelado dela , nunca aceitaria de ninguem mas muito menos de alguem com gengivas pretas ! Ficou toda contente com o choclo !

Finalmente conheci o Victor e achava que iria ter tempo para falar com ele ao almoco mas almocamos em restaurantes diferentes. Consoante o operador o local de almoco mudava e este era um tour compartido por varios operadores distintos , cada um com o seu contrato . Tudo bem teria que esperar .

No Sonesta Posadas Del Inca no Vale Sagrado www.sonesta.com/sacredvalley , onde almocei tive a oportunidade de conhecer e conviver com 2 colombianos soberbos - mae e filho . A Esperanza e o Mauricio . A Esperanza vive no Uruguai e depois de passar pela experiencia traumatica de perder um dos filhos num desastre de automovel dedicou-se a uma profissao primordial - ser feliz ! Criou um fundacao que ensina pessoas a reduzirem o nivel de stress e dà palestras por toda a America do Sul , desistindo do ritmo frenetico da sua vida de importante executiva . O Mauricio ( um gato ) è designer gràfico e partilhamos a mesma ocupacao de desempregados .

Depois do almoco com estas pessoas fantasticas fomos para Ollantaytambo .

Pequeno à parte para dizer que adoro a sonoridade da lingua Quechua e da Aymara . Muitos nomes de locais no Peru sao nestas linguas , basta consultarem a net para verem . È mais lindo ainda ouvi-los dizer e jà os ouvi falar quer em quechua , quer em aymara !

Ollantaytambo è uma cidade Inca que se supoe ter sido abandonada 30 anos apòs o decorrer da sua construcao por terem encontrado uma fragilidade geografica na encosta na montanha onde seria feito o templo ceremonial , que poria em causa toda a estrutura . Daì estar inacabada.

Apenas restou a parte habitacional que continua desde essa epoca e è uma autentica aldeia inca viva pois todas as casas foram edificadas sobre as antigas infra-estruturas . Tive uma verdadeira aula sobre historia , arquitectura , engenharia , astronomia , etc .... Os incas eram uma enciclopèdia de conhecimento , tudo que faziam era pensado ao promenor . Fa-bu-lo-so !

Ironia das ironias , desde que foi feito , mais ou menos em 1450 atè aos nossos dias continua tudo de pè ! Afinal se calhar desistiram para nada !

Durante a tarde finalmente tive tempo de falar com o Victor, de Gondomar a viver actualmente em Atlanta , nos USA e a trabalhar na Efacec ! Sò coincidências ! Foi tao bom falar portugues uma tarde inteira e com o nosso sotaque carago !

Depois de Ollantaytambo fomos visitar Chinchero , outro complexo arqueologico e actual vila tambem assento em fundacoes incas e aì tivemos uma aula sobre como se faz o artesanato textil no Peru .

Despedi-me do Victor aì com muita pena mas ele ia dormir a Aguas Calientes e eu a Cuzco . Obrigada Victor por me teres ajudado a matar saudades de casa !

Obrigada Esperanza e Mauricio !

Nessa noite estava bem cansada e sò pensava que no dia seguinte tinha que acordar às 03h00 da manha para ir para Machu Picchu ! Foi sò o tempo de fazer uma mochila para a viagem e deitar-me .... às 20h00 !

2 comentários:

  1. Ai Mauricio, mauricio. :))))
    Já estou a pensar reservar 1 mesa no Poeira (em Rebordosa) para matares saudades do sotaque.
    Boas aventuras ;)
    beijo

    ResponderEliminar