segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vale do Sul e City Tour a Cusco

24 Nov 2010

Na noite anterior quando cheguei de Aguas Calientes decidi jantar no hotel Muñay Wasi na companhia do chefe do restaurante que me mandou preparar uma especialidade da casa - frango tipo cordon bleu servido numa taca de queijo . Nao consegui comer tudo mas o que provei estava delicioso.

A parte gastronomica da minha viagem tem vindo a perder terreno , eu explico porquê :

1. A comida cansa-me sempre que viajo
2. Alguns almocos sao buffet e quase sempre fico pela salada e ceviche
3. Raramente janto porque chego tao cansada que é mais importante para mim dormir.
4. Há pratos que por mais tipicos eu nao como, ou seja , tudo que seja picante ou demasiado gorduroso tipo chicharron que é tipo os nossos rojoes mas sem complementos.

Por isso desculpem se nao tenho feito grandes reportagens sobre gastronomia . De todas as formas sempre que se justifique eu reporto as minhas refeicoes.

Uma das coisas tipicas que provei foi anticucho de coracao , uma espetada de coracao de vaca ou porco grelhada e vendida na rua . Quantidade q.b. para mim e bem saborosa .

Quando saí do hotel dia 24 achava que ia visitar o Templo de Tipon - uma obra inca de engenharia hidraulica - entre outras coisas mas devido a obras na estrada o acesso a Tipon estava bloqueado. Achei lamentavel que a Limatours nao soubesse informar os clientes disso .

Em vez disso levaram-nos a visitar a "Capela Sistina dos Andes" , a igreja de San Pedro de Andahuaylillas . Tem uma historia curiosa porque os frescos originais do tempo dos Jesuitas e pintados por incas convertidos forcosamente ao catolicismo sobreviveram á tentativa de destruicao da ordem dos dominicanos que expulsaran os jesuitas do país . Parece-me que os jesuitas foram expulsos mais ou menos de todo o lado ! Ainda assim a igreja , em obras de restauro no momento , conserva grande parte das pinturas originais cobertas por outras posteriores . Parece uma manta de retalhos de obras de arte ! Eu nao sou nada apreciadora de arte sacra mas como sao pinturas algo toscas achei piada.

Segunda paragem foi em Pikillacta -uma mostra da civilizacao wari de 3400 hectares. Os wari foram pré-incas e a cidade apesar de quase toda destruida consegue transmitir a planificacao urbanistica que foi necessaria para deixarem semelhante legado . É preciso ser criativo para imaginar a grandeza de tal sitio porque sucessivos terramotos transformaram Pikillacta num puzzle gigante .

Foi a manha menos ocupada e com mais sono que tive ! Entrava no autocarro e adormecia instantaneamente ! Foi um esforco tremendo para me manter acordada e ainda me esperava o tour da tarde pela cidade de Cusco !

Em meia hora que tinha entre os dois tours devorei uma sandwich de frango e o rapaz do bar teve a delicadeza de me fazer um batido de folhas de coca para ver se eu acordava ! Voces conseguem imaginar o que é pegar num molho de folhas e tritura-las com agua numa misturadora ? A verdade é que me passou a dor de cabeca do esforco para estar de olhos abertos e fiquei desperta o resto do dia ! O rapaz nao mentiu !

13h30 -Mais uma ficha mais uma volta !

O guia que nos acompanhou de tarde era um cromo valente ! O Sr. Pepe , um velhote carismatico que engracou comigo e me queria deixar como oferenda para sacrificio em varios locais incas !

Comecamos pela Catedral de Cusco , que é enorme e á qual foram sendo acrescentadas igrejas laterais tornando-a ainda maior . Decidamente interior de igrejas nao é comigo !

Gostei muito mais de visitar o Mosteiro de Santo Domingo que foi o antigo templo Inca Coricancha . Era um templo dedicado ao deus Sol e todo ele é uma mistura de culturas e religioes !

Nao vos vou macar com licoes de história que tao pouco eu saberia explicar sobre tudo que vi em Cusco e fora dele por isso faco apenas uma breve introducao e já está !

Um dos sitios que é impressionante nas colinas de Cusco é Sacsayhuaman ! É uma antiga fortaleza ceremonial em forma de cabeca de puma . O nome Inca significa mesmo cabeca de puma . Se puderem consultar a wikipédia vem a historia sucinta e acreditem que para quem gosta vale a pena . De lamentar que esta fortaleza tenha servido de pedreira para construir casas e templos em Cusco durante dezenas de anos até ficar quase sem nada, foi preciso ser declarada patrimonio para se lembrarem de deixar de pilhar esta obra magnifica !

Ainda visitamos 2 locais cerimoniais incas - Q'enqo e Tambomachay. O primeiro ninguém sabe ao certo para que servia porque basicamente os Incas escavaram um tunel na rocha com um altar numa gruta onde se crê terem sido feitos sacrificios ou oferendas . O segundo é um lugar dedicado ao culto da água , mais um achado de engenharia inca !

E nisto passei o resto da tarde !! Ruinas e templos e igrejas e história ! Marabilhada ... fiquei marabilhada !!

Descansar e dormir era no que pensava que no dia seguinte tinha apenas a manha livre para passear por Cusco e regressar a Lima ! Mas quando chego á recepcao vieram-me convidar para ir á festa de aniversario do dono do hotel que se estava a realizar nuns dos saloes ! Mais uma vez me tomam por agente de viagens !!! Eu só queria descansar !! Ainda tive que gramar uma hora de festa e discursos corporativos sobre vestir a camisola , tratar bem os clientes , bla bla bla bla ! Só a mim ! Parecia que estava numa reuniao das que tinha quando trabalhava .... dahhh !

Mas tirando isto o dia correu lindamente sem precalcos !

Sem comentários:

Enviar um comentário