terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paracas , Ilhas Ballestas e Huacachina

15 Nov 2010



O rapaz do transfers espera-me na estacao e a primeira coisa que lhe peco è uma casa de banho para poder lavar os dentes e no maximo tomar um banho de Dodot's .



Eu tinha reservado uma visita à "Reserva Nacional de Paracas" mas quando estava na esplanada a tomar um sumo de papaia conheci outro brasileiro que ia fazer o tour das ilhas . Jà tinha pensado mudar mas agora que tinha companhia estava mesmo decidida a tentar.



Foi um stress arranjar um unico assento na lancha mas no ultimo minuto consegui. Perdi o dinheiro do outro passeio mas quero la saber , valeu bem a pena.



As Ilhas Ballestas sao uma especie de mini mini galapagos onde se podem ver lobos marinhos , pelicanos , pinguins e muitas especies de aves.



Foi fabuloso ! Foi totalmente "Jacques Cousteau" , eu por momentos pensei que estava de gorro vermelho e tinha o nariz adunco como ele e tudo !



O unico pequeno inconveniente desta maravilha è o cheiro intenso a urina e excrementos . As ilhas estao cobertas por uma camada imensa de Guano que sao as fezes das aves . O seu maior contribuidor è mesmo o Guanay mas todos os outros borram aquilo tudo tambem .



O Guano è um produto de exportacao no Peru e usado como fertilizante poderosissimo . A minha amiga Cristina Ines veio-me logo à mente ! Amiga estive là na fonte e pude comprovar o cheiro fètido que aquela "merda" tem ! Tens toda a razao em nao quereres transportar sacos de Guano na mala do teu carro ! Aquilo tresanda !

Claro que se impunha a pergunta ao Guaney : "Q'andas a fazer ? Uma bela merda è o que è!

O Roberto tambem è uma companhia fantastica . Filho de italianos , nascido em Niteròi mas a viver em Brasilia. Ha vinte anos atràs delineou esta viagem num caderninho que me mostrou e agora aqui estava a concretizar o seu sonho de ir fazer o caminho Inca , um trekking de 4 dias entre Cuzco e Machu Pichu . Estava em Paracas de passagem para Nazca antes de ir para Cuzco.

Depois das ilhas fomos em direccao a Ica , para visitar uma adega de producao de Pisco e um museu de historia da regiao , daqueles com mumias , artefactos , tapecarias tudo do tempo dos incas e prè-incas . Vi craneos trepanados e mumias daquelas que aparecem no canal Història !

Ultima parada : a lagoa de HUACACHINA ! Soberbo ! um verdadeiro oasis natural no meio de Dunas ENORMES como nunca vi e nem mesmo o Roberto que vive num pais onde dunas nao faltam.

Foi a cereja no topo do bolo , eu quanto mais olhava mais me custava a crer que estava no Peru. Pena que o Roberto mal teve tempo para almocar porque tinha autocarro para Nazca , por isso eu là fiquei almocando sozinha . No final registei-me num hotel ainda que por umas horas para tomar banho , trocar de roupa e descansar ! Ainda tinha 16 horas de autocarro pela frente e merecia aquele descanso.

Huacachina è um lugara para diversao com amigos , tem buggies para andar nas dunas , tem pranchas para sandsurfing , hoteis com psicina e muitos bares para gente jovem . Para os peruanos è um lugar de romance , depois de uma volta a lagoa pude ver muitos casaisinhos a namorar !

Eu aproveitei um pôr do sol nas dunas lindissimo ! No topo das dunas via as sombras de pessoas a descerem de prancha que pareciam pequenos pontos de tao alta que è a duna . Como diriram os meus amigos canadianos "OH YEAH"

Fui à recepcao pedir um taxi para as nove e meia pois a saida era às 22h30 mas pelo sim pelo nao antes de fechar os olhos decidi olhar o bilhete - quase que me deu um peripaque ! O horàrio era duas mais cedo que eu pensava ! ou seja , tinha sò meia hora livre ! Quase que me dà a volta à tripa de susto ! Ufa , foi por pouco !

Eu tinha meia de conexao em Arequipa entre um autocarro e outro , era justo mas teria que ser ! Sempre a desafiar o destino como eu gosto ! Mas destas vez o destino trocou-me as voltas ! De Ica saì com mais de hora e meia de atraso ! Bye bye ligacao para Puno .

De manha quando chegasse resolvia a questao ! Por isso embarco no sono dos justos !

Obrigada Roberto pala tua simpatia e continuacao de uma excelente jornada !

Adeus Paracas , Huacachina e Ica !

2 comentários:

  1. ..."por isso eu là fiquei almocando sozinha"...??? Meio dia com um Brasileiro e já falas no gerundio? LOL Estou a ver que dentro de umas semanas apareces cá a falar apenas espanhol!

    Amiga, cada vez tenho vez tenho mais inveja (sim, é positiva como tu dizes) da tua viagem. Só que dispensava essa falta de conexão nas conexões que tens de fazer.
    Continua a divertir-te!

    ResponderEliminar
  2. Bela guano! Este blog é uma bela guano! ehe he eh
    Só tenho duas palavras.
    NO JO :))))
    Beijinhos e diverte-te muito. Cuidado com as conexões, por isso, usa sempre o preservativo, não me vás aparecer em casa com um petiz guanapo, de cabelo à canário!!

    ResponderEliminar