quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LIMA - 10 NOV 2010

10 Nov 2010

Desperto com o pequeno-almoco à minha frente . Estamos a uma hora da chegada.

Comeco as minhas tentativas de ajustar as horas no meu novissimo relogio digital ! Carrega num botao , carrega noutro , alterna , tenta 3 segundos dum lado , pressiona 2 botoes em simultaneo " PORRA ! sao tres botoes ! nao pode ser assim tao complicado ! " Mas è ... ou serei eu a trenga ?

Como o fiz nao sei mas la consegui ajustar , nao sem por a treta de um alarme que me demorou mais 10 minutos a desactivar.

De uma coisa tenho a certeza , quando tiver que o ajustar de novo vai ser igual ! De facto , nao ha nada melhor que um relogio de corda ! Zac , zac e jà està !

Sobrevoar a chegada a Lima è algo extradordinàrio , percorremos os Andes e a paisagem è lindissima !

Lima - vejo a luz do dia cà fora pelas 08h00 e no meio da multidao um gajo alto e barrigudito ! PEDRO !!!

Estou salva ! è que tambem tinha despachado os carregadores dos telemoveis e estava sem bateria praticamente nenhuma nos dois telefones !! Foi por um triz !

Sou brindada pelo transito matinal de Lima , um pequeno grande caos ordenado . Tudo funciona mesmo sem grande respeito pelas regras de transito . Ah , è verdade ! Voltei a ver policias sinaleiros ! Lembram-se ??

Primeira parada : chuveiro ! Nada melhor que livrarmo-nos do cansaco de uma viagem como um duche . Confesso que o meu cheiro a cebola jà me enjoava !

Retemperada pelo banho e um sumo fantastico de papaia e laranja damos um salto à zona de Barrancos - que è por assim dizer o bairro boèmio de Lima . O quarteirao dos artistas , dos bares , das casas de tapas , de artesanato , etc ....

Mas como qualquer zona boèmia que se preze de manha esta tudo fechado ! LOL , com esta o Pedro nao contava ! Paciencia , virei a Lima de novo a horas que Barrancos esteja em pleno funcionamento.

Segunda parada : almoco !

O Pedro quer mostrar-me tudo , dar-me de tudo a provar mas sejamos realistas , num almoco sò è impossivel ficar a conhecer toda a gastronomia peruana . Por isso neste repasto ficamos pelo CHEVICHE - peixe cru temperado com lima , cebola crua fatiada e uns pedacinhos de pimento vermelho bem picante que faria as delicias do meu irmao !

CHEVICHE - aprovado ! Desde que consiga retirar toda e qualquer ponta do tal pimento que queima na lingua como o carago !

Outra iguaria è o PISCO SAUER , que no Peru se serve como as caipirinhas no Brasil . A receita tradicional leva Pisco , aguardente fortissima , muito sumo de lima e clara de ovo . Segundo o meu anfitriao hà que ter muito respeito pelo Pisco Sauer , porque a moca è garantida atè aos mais audazes ! Hà que experimentar !

PISCO SAUER - aprovado ! Desde que consumido com muita moderacao ou com uma cama por perto , muito perto !

Assim que o Pisco comecou a fazer efeito ... ai ... ai ... ai ... sou mesmo fraquinha no que toca a alcool ! A minha sorte è que o Pedro tinha que levar a filhota - Larita - a uma sessao de estimulacao para bèbès e assim a minha primeira tarde em Lima foi passada a .... DORMIR !

Para quem le isto deve achar que sou tola mas 12 horas sentada numa cadeira que pouco reclina nao è ideal para ninguem . E como tinha que assistir a um desfile de moda à noite impunha-se um sono de ... beleza !

A primeira imagem que a Roxana ( mulher do Pedro ) teve de mim foi uma despenteada que saiu do quarto a cambalear para lhe dizer " Buenos dias " às sete da tarde ! Que figura !

Conversa para cà , garrafas de Vilarinho para là e em quinze minutos coloco a unica indumentaria chique da viagem toda - um vestido preto e sapatos de tacao . Que mudanca radical de visual pensei para comigo !

Chegada ao hotel - Country Club - onde decorria o evento dei a màxima " com um simples vestido preto eu nunca me comprometo " por muito bem empregue ! Perfeito , estava completamente camuflada na nata da sociedade peruana ! Mais parecia um funeral mas na verdade eu passava despercebida .

Foi uma noite super agradavel . Tive a oportunidade de experimentar mais 2 pisco sauer distintos .

O MARACUJÀ SAUER - acido mas mais suave que o tradicional porque tem o doce do maracujà.

O PISCO ALGARROBINA - delicioso mas enjoativo porque mistura um especie de licor Baileys e caramelo. mas muito cremoso .

Enquanto aguardavamos o inicio fui apreciando a high society e dei a mao à palmatoria . Ha peruanos ( homens ) que nao usam risca ao meio , que nao tem cabelo espetado nem aspecto de canario com um redemoinho louco no cucuruto da cabeca !

Pena que a pontualidade peruana signifique atrasos de 2 horas ... foi o que tivemos que esperar mas valeu a pena . Quem quiser que procure na net por Claudia Jimenez ! Eu ja vi a coleccao do proximo verao meninas e a moda esta completamente retro ! anos vinte , franjas e penas !

Depois do desfile foi xixi , cama !

PS : Nao sabia mas fica o aviso a quem vier . Aqui por estas bandas nao se usa deitar o papel higienico na sanita , ha uns baldes para o efeito , pois pelos vistos a rede sanitaria, em Lima pelo menos nao suporta o papel de 9 milhoes de cus existentes . O problema è que soube tarde demais . Tarde piaste amigo Pedro ! Espero nao ter arranjado problemas em tua casa ... vou ver se me lembro no resto do mes que vou ca passar senao CAGUEI NÈ !?

2 comentários:

  1. Primeiro dia em Lima e vais a um desfile de moda?
    Claramente aplicável a uma viagem introspectiva, de redescoberta pessoal num contexto romântico e distante da América Latina profunda e ainda intacta.
    Ah... Não, pelos vistos não é esse o filme!
    :):)

    ResponderEliminar
  2. Minha Jô!!!
    O PISCO SAUER é uma delicia!!! bem melhor que a caipirinha Brasileira né!! Bebe uma por mim. Adoro.

    ResponderEliminar