quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Antes de mais gostaria de dizer que a ideia deste blog partiu de 2 amigos que me colocaram o bichinho na cabeca - O Rui Brochado e a Gabriela Vasconcelos .


Portanto è a eles que tem que agradecer ou amaldicoar pelos relatos desta viagem .





09 nov 2010



05h00 .


O inicio da jornada . Depois de uma noite mal dormida a rever mentalmente o que levava e se faltava algo , com apenas 2 horas e meia de sono , la me arrasto para o chuveiro.

A vontade de comecar a minha aventura era tanta que nem o sono me incomodou e quem me conhece bem sabe como a falta de dormir me perturba .



E la fui buscar a minha mae e os meus tios para cumprir o ritual . Todas as viagens que faco sao sempre eles que me levam e vao buscar ao aeroporto ou comboio . Aquelas discussoes no carro ja fazem parte do prologo de qualquer viagem minha . Acho que esta embuido no espirito que caracteriza a nossa familia.



07h00.



Logo no momento do check-in a triste noticia - " O voo esta atrasado 2 horas . Quando chegar a Madrid deverà dirigir-se ao balcao da Iberia para tratar da proxima ligacao. "

Como agente de viagens e mulher habituada a viajar aceitei a noticia com naturalidade . Afinal estava a passar-se comigo o que centenas de vezes se passou com clientes meus . Para prevenir um mal maior pedi à minha agente de viagens ( Berta , eh eh eh ) que me protegesse no proximo voo da noite . Ainda eram 07h30 , nao sei se estao a ver.

Obrigada Berta e desculpa ter-te ligado tao cedo , mas amiga ... isto è o que dà dares o teu telemovel aos clientes!

Ainda estou a ver se perdoo o facto de nao teres ido ao aeroporto com uma chave de fendas màgica arranjar a avaria do aviao como eu te pedi .... mas enfim ..

Estando tudo tratado porque nao conhecer a fundo todas as lojas do free-shop ? Tempo tinha de sobra ! O pior è que nao havia assim tantas lojas que ver.

Sentei-me e quando dou por mim estou enroscada a dormir . Tenho o dom de conseguir adormecer em qualquer sitio e de qualquer maneira basta para tal que tenha sono !

Quando acordei reparei que as 2 horas de atraso tinham passado a 3 e alguns passageiros jà andavam impacientes a rosnar pela porta de embarque.

Como nao havia nada a fazer , virei-me para o outro lado e continuei .... a dormir ! Sou mesmo abencoada !

Finalmente Madrid ! Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendida pelo acompanhamento da Iberia aos passageiros que tinham perdido os voos . Para terem uma ideia eramos cerca de 25 pessoas que iam desde Lima , Bogota , Sao Paulo , Rio de Janeiro , Mexico , Miami , etc .

A todos foram providenciadas novas ligacoes , no mesmo dia ou no dia a seguir , deram-nos hotel para descansar ate à hora do pròximo voo , almoco , jantar ... tudo que tinham obrigacao mas melhor que tudo com um .... sorriso e um pedido de desculpa .

Sem duvida que fiquei mais sapiente ao passar por esta experiencia e as horas que me sobraram no Tryp Alameda atè ao voo da 01h30 passei-as mais uma vez a .... dormir ! :)

Dei comigo a liderar o pequeno grupo que tinha ligacoes no horario proximo do meu :
- uma brasileira gràvida de 7 meses , casada com um espanhol de Ourense
- um brasileiro cinquentao que reclamava por todo o lado que passava
- uma jovem de Viseu que viajava de aviao pela primeira vez na vida
- uma medica de Ourense que ia assistir a um congresso em Cancun
- e um senhor que curiosamente tinha comprado a sua passagem na "Euroviagens" !

O meu voo era o ultimo de todos e depois de nos separarmos pensei : " finalmente um tempo so para mim e para o meu livro " , ja o carregava desde as 05h00 do dia anterior sem nunca ter pegado nele e achei que seria o momento ideal .

"QUANTAL" ( que significa quando tal ) ..... tive uma daquelas sensacoes estranhas que sò uma mulher tem .... RAIOS ! Nao podia ser !? Mas que depois de uma ràpida visita à casa de banho mais pròxima se confirmou ser verdade ! Tinha-me vindo o perìodo ! Estava tudo na mala que tinha despachado e para quem leva 4 pares de calcas para 1 mes , comecava logo com umas sujas . Nenhuma loja do free-shop vende pensos ou tampoes mas de todas as formas a borrada estava feita. Tinha que me desenrascar atè chegar a Lima no dia seguinte.

Para quem ja passou por isto sabe que somos "mediatamente" invadidas pela sensacao que està toda a gente a olhar para nòs e que todos notam que temos as calcas manchadas ! Sentei-me quietinha sem me mexer atè embarcar.

Quando finalmente estava sentadinha no aviao , outra noticia agradavel : havia uma avaria no sistema de energia auxiliar que estava a ser reparada " Nada de muito grave " disse o comandante , mas enquanto nao estivesse a funcionar nao arrancavamos .

Mais uma hora de atraso .... e pensei " Mas onde raios està a minha agente de viagens e sua chave de fendas milagrosa ? Nao è para isso que os agentes de viagem servem ? Para resolver todo e qualquer problema ? Fiz uma jura solene - nunca mais compro nada à D. Berta da halcon viagens , està a falhar redondamente no seu trabalho ! Que incompetencia !! "

O que me valeu foi o meu dom ..... de me enroscar e dormir !!

Das 12 horas de voo devo ter dormido 10 . Sò interrompi o meu descanso para jantar e quando as dores de barriga me acordaram ! Pedi um paracetamol à assistente de bordo e siga para bingo.

Que bem se està num voo silencioso ....

2 comentários:

  1. Joaninha, desde já parabéns pelo nome engraçado do blogue!
    Digamos que a viagem não terá começado de uma forma muito "simpática", mas serão pequenos contratempos quando comparados eventualmente com os proximos episódios... :)
    Este mês vai servir também para isso, para te superares nas adversidades.
    Mas como se costuma dizer "começar mal para acabar bem!"
    De resto, nada de novo, estiveste igual a ti mesma, com uma capacidade incrível de adormecer em qualquer lado! :):)
    Fico à espera do segundo capítulo. Gostei da fluência da narrativa.
    "Faz" por nos levar na tua viagem!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Joaninha
    (Alguém que me ouve!!)
    Ainda bem que te deste ao trabalho! Acho que não te vais arrepender.
    E sendo um blog permites que os teus amigos te acompanhem... Que excelente ideia!
    Acho que a capacidade de adormeceres em qualquer lado tb se deve a seres pequenina. Enroscas-te, encaixas-te, ficas confortável e... nanas (sei do que falo!! :-))
    Começou agitada... Mas faz parte. Estes episódios e revezes tornam as viagens mais ricas, mais memoráveis. Se querias sossego tinhas optado por um pacote de tudo incluído para as Maldivas (ou qq outra ilha paradisíaca)!!
    Um grande beijinho e...

    ... bem vinda às Américas!!

    Gabriela

    ResponderEliminar