quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arequipa - Puno uma viagem atribulada

16 Nov 2010



Primeira coisa a fazer quando chego com hora e meia de atraso è ir pedir o reembolso do bilhete de autocarro ! Ok , feito e sem stress !



Segunda - arranjar uma alternativa . Uma peruana que fez a viagem comigo recomendou-me a companhia Flores mas quando vi receei pela minha bagagem , porque nem todas as empresas sao seguras para viajar no Peru por isso sem perder mais tempo fui antes ao aeroporto tentar a minha sorte . RAIOS ! o pròximo voo era às 16h00 . Paciencia vai ter que ser e temos sempre que ver tudo pelo lado positivo - decido ir visitar o mosteiro de Santa Catalina durante o resto do dia livre.

Logo depois de tratar de um transfer de Juliaca a Puno estava livre para aproveitar de novo o sol de Arequipa .

O Mosteiro de Santa Catalina foi brutal . È engracado como o destino me deu outra chance de cà voltar . Obrigada Deuses ou là o que seja ! Que monumento impressionante .

Durante a visita fui brindada por uma chamada do meu mano e muito me ri sabendo que o meu blog tem conquistado fas ! Obrigada pessoal e como diria o Herman num dos seus personagens - "Um beijo para todos os portugueses que vao ver o meu blog , p'ros outros caguei nè ?"

O mosteiro è uma cidade dentro de outra . Todo pintado em tons de vermelho , azul ciano , amarelo , branco e laranja . As fotos teriam ficado lindas nao fosse um contratempo que tive com a maquina quando caiu ao chao e fiquei sem um montao delas , mas nao tinha tempo de percorrer tudo de novo ! Fiquei fula durante 2 dias e ainda me custa escrever sobre isto porque eram de facto as melhores fotos que tinha alguma vez tirado , estava tao orgulhosa de mim ! let it go !

Sobrou tempo para me alegrar com um Pisco Sauer em mais umas das esplanadas que rodeiam a Plaza de Armas . Enquanto escrevo mais umas paginas do blog sinto a magia desta cidade que vou deixar de vez em breve .

Arequipa conquistou-me e a ela faco o meu ultimo brinde - SALUD !

Puno - aqui vou eu !

Na descida do voo estive a apreciar toda a regiao , as montanhas vao diminuindo de altitude e abre-se uma planicie em frente ao lago Titicaca e em terra tudo è amarelo , coberto por uma especie de capim .

O aeroporto mais perto de Puno è o de Juliaca e quando a atravessamos tenho a ideia que Juliaca è electrizante com os seus cartazes coloridos . Vamos percorrendo as ruas e somos bombardeados por publidade de todas as formas e cores penduradas em tudo que è predio ! Parece a Piccadilly Circus sul americana , ou seja , sem paineis ou ecràs . È sò tabuletas por todo o lado !

"Qantal" o mini bus faz um desvio na estrada e comecamos a andar pelas tais pampas , campo aberto a fora ! Eu nao percebi de inicio mas perguntei ao senhor do lado que me explicou que havia um bloqueio na estrada , devido a uma greve e tinhamos de ir por um caminho alternativo atè Puno . Ok , tudo bem !

Depois das pampas comeca os trajectos mais duros , sobe ribanceira , desce ribanceira , atravessa linha de comboio , passa por charcos , caminhos de cabras , barricadas em estradas rurais ... por três vezes tivemos que sair porque senao o autocarro nao passava com o peso ! Um trajecto que leva 20 minutos demorou 2 horas ! Os peruanos protestavam , os turistas encolhiam os ombros e tiravam fotos . Aquilo passou e na altura nao dei grande importância .... mal sabia a dimensao do problema .

Para quem tinha previsto chegar às 14h30 eram 19h30 quando cheguei a Puno . Cidadezinha feia tambem . Jà vinha avisada pela Claudia e pelo Nuno que quer Juliaca quer Puno sao duas enormes favelas e è verdade . Mas Juliaca consegue ser mais feia !

Depois de encontrar o hotel , fazer o check-in , tomar banho e vestir uma roupa quentinha jà me tinha decidido nao sair para jantar . Ia ficar no computador na recepcao do hotel a dar-vos noticias mas o destino deu-me as voltas de novo . Eram nove horas e ouco alguem entrar no hotel " senhorita que podia ayudar?" Hummm eu conheco esta voz ... Vejo um baiano morrendo de frio de gorro na cabeca e polar atè às orelhas ! Màrcio !!

- Oi cara tudo legal ?
- Joana , cê nao vai acreditar nas coisas que me aconteceram !

Bem , quando ele comeca a falar a viagem dele de Cuzco atè Puno foi mais acidentada que a minha . Enquanto que eu bem ou mal fiz a viagem no mini-bus e ele e outros tantos foram deixados na estrada para percorrer 5 kms a pè ! eu queria-me rir a bandeiras despregadas mas contive-me por respeito ao cansaco dele .

Ele jà tinha jantado mas ofereceu-me companhia e là fomos partilhar as nossas aventuras . Em Puno tudo fecha cedo e às dez da noite tivemos dificuldade em conseguir um sitio que nos aceitasse . A conversa estava tao boa que quando demos conta estavamos a ser expulsos do restaurante !

O Màrcio , mao de vaca como è foi para a sua espelunca hihihihih i . Eu dei gracas pelo meu hotelzinho de 3 estrelas com agua quente , ele estava num hostal que nem agua tinha e o recepcionista lhe abria a porta de chinelos e meias ! Se atè para ele era mau eu imagino que para mim devia ser horrivel ! Trocamos contactos porque ele ainda tinha mais um dia em Puno . Apesar de eu ter um tour de 2 dias reservado para ir dormir à ilha de amantani achamos por bem manter o contacto ... e foi bem necessario !

2 comentários:

  1. Minha querida amiga... tens sido a minha animada companhia nestes ultimos dias que passei em casa com uma gripe daquelas a ser curada apenas com benuron... Não imaginas como me tenho divertido a ler os episódios da tua viagem. És de facto uma grande "idiota"... Já tenho saudades tuas... Quando cá chegares vais contar estórias "enormes". Bjs da malta de Nevogilde, cá te esperamos.

    ResponderEliminar
  2. Patricia minha linda , as melhoras e claro que me lembrei de ti quando escrevi cenas ENORMES !
    Beijinhos a todos !

    ResponderEliminar